Idade |
Inteligência Mental
|
Físico-Motor
|
Sócio-Afetivo-Emocional
|
1 mês
|
Agarra o que for colocado na palma da mão
|
Comanda o pescoço, virando a cabeça para o lado
|
Conhece a voz da mãe. Chora quando sente dor, fome ou desconforto
|
2 meses
|
Começa a descobrir a luz
e a cor
|
Vira de costas, mantém a cabeça freqüentemente para trás e, se ouve ruído volta-se para o lado
|
Pára de chorar quando ganha colo. Já esboça algumas emoções no rosto.
|
3 meses
|
Procura com os olhos os objetos
|
Quando deitado de bruços, controla e levanta a cabeça.
|
Corresponde com sorriso ao carinho das pessoas.
|
4 meses
|
Descobre suas mãos. Balbucia sons de vogais (a,e,u). Já segura firmemente os objetos, examina eleva-os à boca.
|
Deitado de bruços, apoia-se nos cotovelos. Quando no colo, mantém a cabeça erguida.
|
Dá risada alta e espontânea independente dos estímulos de terceiros.
|
5 meses
|
Nota a diferença entre cores,
desde que bem vivas. na palma das mãos. movimentação das pessoas no
|
Rola na cama quando virado de bruços. Tenta levantar, apoiando-se
|
Solta gargalhadas. Percebe ambientes novos e acompanha movimentação de pessoas no quarto e em outros espaços.
|
6 meses
|
Explora tudo ao seu redor;
Apanha objetos, aperta, bate.Tenta vocalizar as primeiras vogais e consoantes
|
Vira-se para trás e para frente, senta ainda com apoio. Geralmente os dentes começam a nascer.
|
Já se mostra aborrecido quando insatisfeito. Reconhece os familiares e sabe identificar a presença de estranhos.
|
9 meses
|
Começa a revelar sua personalidade. Pode apanhar dois brinquedos, um em cada mão sem perder o equilíbrio. Imita expressões faciais e tonalidades de voz.
|
Engatinha, rola e senta-se sozinho. Quando suspenso com os pés no chão, faz movimentos para andar; se apoiado, permanece em pé
|
Gosta e se alegra com companhia dos outros. Faz graça se diverte, feliz, com brinquedos e objetos.
|
12 meses
|
Mostra preferência por uma das mãos. Atira objetos propositalmente. no chão. Compreende uma ordem, Articula ao menos 4 palavras.
|
Ensaia os primeiros passos sozinhos. Fica de pé amparado.
|
Fica encabulado na presença de estranhos. Ajuda quando o vestem. Segura copos para beber e, muitas vezes tenta usar a colher.
|
15 meses
|
Faz gestos para pedir o que quer. Responde a frases familiares. Insiste em fazer tudo sozinho, introduzindo dele.
os dedos em buracos. Pronuncia 4 a 6 palavras.
|
Anda sozinho, mesmo cambaleando. Sobe degraus.
|
Entusiasma-se com objetos ou seus agrados e fica zangado caso o tirem.
|
18 meses
|
Mexe em tudo. Compreende proibições e diz 5 a 10 palavras organizando frases com 2 palavras.
|
Desajeitado ainda, anda e corre sozinho, além de subir em cadeiras. Controla a evacuação.
|
Presta atenção à música. Solicita ajuda quando em dificuldade. Demonstra afeto em contato com bonecos.
|
2 anos
|
Nomeia objetos do dia a dia. Forma pequenas frases com verbo e pronome, sendo capaz de repetir novas palavras.
|
Corre, chuta bola, sobe escada, anda de triciclo. Controla parcialmente a bexiga e totalmente a evacuação. Completa a dentição.
|
Manifestação de ciúme. Não divide seus brinquedos. Interessa-se mais por histórias. Torna-se mais vaidoso.
|
3 anos
|
Mais independente, libera seu raciocínio, pois adquire bom vocabulário, identificando, classificando e comparando os objetos.
|
Anda e corre à vontade com segurança. Controle total da bexiga.
|
Curioso, entra na fase dos porquês. Imita os adultos. Pode demonstrar ciúme do relacionamento dos pais
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário