sexta-feira, 9 de setembro de 2011

MAMADEIRA



  A Organização Mundial da Saúde recomenda que o aleitamento seja exclusivo nos primeiros seis meses de vida e depois conviva com outros tipos de alimentação.
Utilizar a mamadeira para a alimentação da criança não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A lista de motivos é extensa: ela pode afetar a arcada dentária, a respiração e a sucção; diminuir o vínculo afetivo do bebê com a mãe; causar um possível aumento na incidência de parasitoses intestinais e de candidíase oral; entre outros problemas.
Quando a criança tiver condições de usar o copo, a mamadeira deve ser retirada. Existe uma série de copos especialmente projetados para essa fase de passagem, da sucção para a absorção direta do líquido. A partir dos três anos de idade, o uso passa a ser extremamente prejudicial para a arcada dentária do menor.
Sugere-se que os pais ressaltem para as crianças as vantagens de deixar a mamadeira para trás. "Se a criança toma mamadeira deitada na cama ou no sofá de manhã, mostre que ela pode tomar café à mesa com a família, que gosta da companhia dela e que isso é algo que ela não teria se continuasse com a mamadeira.”
 Não há nenhuma justificativa para aquelas mães que preferem manter a criança mamando até idade avançada, certas de que desta maneira estão alimentando os seus filhos. Esquecem-se, no entanto, que muito mais importante do que o alimento que vai dentro da mamadeira é o afeto que deveria acompanhar pacientemente os alimentos sólidos dados à criança pela mãe, e o tempo que ela investe em acompanhar e promover o crescimento da criança. Em não podendo ter a mãe, seus carinhos e atenção, a criança passa a desejar objetos que efetivamente a substitui. .Os pais devem perceber este comportamento inadequado da criança e procurar, o quanto antes, substituir o leite na mamadeira pelo leite no copo ou em forma de papas, onde a criança perceba que a mãe está envolvida não só no preparo do alimento, mas também no ato de dá-lo. Pode não ser tão cômodo quanto a mamadeira, mas traz resultados bem mais satisfatórios para a relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário